5 Cuidados com o seu Jardim no Inverno

 

SV-CUIDADOS-INVERNO.JPG

 

Esta é a época do ano que as plantas entram em um estado de dormência, guardando suas energias para quando o verão chegar. Neste período você pode tomar alguns cuidados para que seu jardim fique saudável e preparado para a primavera.  Além de diminuírem a produção de clorofila, algumas plantas amarelam e perdem folhas.

Então, selecionamos 5 cuidados práticos para que seu jardim fique lindo na próxima estação:

 

  1. LIMPEZA: Seja qual for o clima da sua região, é hora de limpeza geral. Você pode retirar os ramos secos das plantas em geral.
  2. PODA: Arbustos devem ser podados assim que derem sinais que iniciarão a brotação. Mas preste atenção: Cada espécie tem o jeito correto de poda. Pesquise a forma mais adequada. Trepadeiras e similares precisam ser limpas: controlar sua forma, retirar os ramos secos e folhas doentes. Dê uma olhada nas suas plantas frutíferas, elas merecem cuidados especiais. Não irão produzir se não tiverem saudáveis. Mas NUNCA pode as plantas que estão em florada ou prestes a frutificar.
  3. PRAGAS: Nesta estação, em lugares chuvosos, as plantas podem ser atacadas por pragas e doenças, como lesmas, caramujos e algumas doenças fúngicas. Procure pulverizar todo o jardim, ao menos uma vez por mês ou a cada quinze dias, com a conhecida calda bordalesa, que é possível de ser encontrada já preparada nas casas especializadas, pois, apesar do nome bonito e aparentemente complicado trata-se de um simples fungicida agrícola bastante utilizado.
  4. ADUBAÇÃO: Adube apenas as plantas mais necessitadas, doentes ou em floração, mas abuse mais do adubo e composto orgânicos bem curtidos, reduza o adubo químico no inverno. Não é época de adubar plantas saudáveis, pois elas precisam de descanso e o adubo estimulará a brotação e será um desgaste maior para elas. Esta é a época mais propícia para se fazer a correção do solo, mas para isso é necessário a consulta de um profissional, como um paisagista. Arbustos que foram podados, devem ser adubados a mesma mistura de adubo e composto orgânicos, acrescentando adubo granulado NPK formulação 4-14-8, cerca de 100 gramas/muda. Regue a seguir.
  5. REGAS: Prefira a parte da manhã para regar seu jardim. No inverno a evaporação é mais lenta por apresentar temperaturas mais amenas. Isso evita que suas plantas fiquem encharcadas durante a noite diminuindo a incidência de pragas e fungos.